terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parque

O último exercício do primeiro semestre foi a proposição de um parque, dando continuidade à sequência de desenvolvimento das formas já em andamento. A idéia era formar um parque a partir das formas resultantes do último exercício (híbrido), compondo-os em um terreno trabalhado e com uma sequência lógica no percurso entre elas. A novidade era o aparecimento de um "elemento de mutação"; este elemento deveria ser algo presente no parque e que sofresse uma pequena mutação sempre que se aproximasse das formas do parque, como se fosse contaminado por suas principais características, porém ser perder a sua essência.
Esse exercício, devido a sua complexidade, teve um prazo maior de entrega. Entretanto, a minha maior dificuldade foi colocar as formas no meu parque, posto que eu não consegui finalizar o exercício anterior, do hibridismo. Então, tive que refazer o exercício anterior para poder seguir em frente no desenvolvimento da disciplina. Acredito que foi nesse momento em que eu comecei a me dedicar realmente à matéria, percebendo que se havia alguma deficiência, eu deveria trabalhar com maior persistência para poder vencê-la. Vejo que o meu parque foi um resultado desse meu esforço maior, de uma maior vontade de aprender e ter êxito. Gosto do trabalho final em que cheguei, pois vejo nele um grande passo a frente em relação aos meus trabalhos anteriores.
Eu desenvolvi um parque em espiral, o qual se organiza sobre ilhas circulares que dialogam com a forma predominantemente arredonda das formas do parque. As ilhas vão se elevando em forma de espiral, mostrando a graduação de hibridização das formas. O elemento de mutação escolhido é o próprio terreno, que tem seu relevo modificado de acordo com a forma que está sobre ele, adquirindo uma topografia mais acidentada, pontiaguda, arredonda, transparente ou opaca, além do uso das cores para remeter a "contaminação forma/relevo". Para uma explicação mais detalhada do parque e para ver fotos do parque, procurar a postagem "parque espiral" do dia 24 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário